Tudo sobre a Tanzânia, um destino com muita beleza natural!

A Tanzânia é o país em que estão algumas das maiores belezas naturais da África e oferece uma infinidade de atrações para os mais variados perfis de viajantes. As atrações vão desde parques para observação da vida selvagem, praias belíssimas para quem gosta de relaxar, história para aqueles que viajam com intuito de aprender, a montanha mais alta do continente, o segundo lago mais profundo do planeta e uma infinidade de outras atividades como mergulho, passeios de barco, trekking, etc. Essas atrações, bem como a estabilidade política vivida pela Tanzânia, transformaram-na em um destino turístico popular.

Na Tanzânia você ainda encontrará um povo muito acolhedor e uma rica diversidade cultural que certamente te deixará encantado pelo país. Hakuna Matata, expressão, em swahili, língua oficial do país, significa “sem problemas” e resume bem o estilo leve e descontraído da população local. Para quem quer explorar o país e não abre mão do conforto, o país conta com ótimos hotéis e lodges, com todo tipo de estrutura para receber todo tipo de turista.



Zanzibar - Com toda certeza a ilha de Zanzibar é um dos principais destinos turísticos da Tanzânia. Zanzibar é repleta de belas praias de água cor azul turquesa, local perfeito para a prática de snorkel entre os corais e mergulhar entre as piscinas e bancos de areia. O arquipélago está localizado no Oceano Índico, a aproximadamente 30km da costa da Tanzânia e é o “ponto de fusão” entre África e Arábias. Encontramos ali uma mistura de culturas, cheiros, sabores e cores. Os passeios de barco também são muito frequentes, em diversos pontos da ilha é possível alugar pequenas lanchas para conhecer as atrações nos arredores.

O restaurante The Rock, localizado na praia de Pingwe na costa sudeste da ilha, é uma das atrações mais turística de Zanzibar. O restaurante, instalado em um rochedo no mar (literalmente ele “se equilibra” sobre uma rocha), atrai gente de toda a ilha e é uma experiência inesquecível. O ideal é ir no horário de maré alta, para que o restaurante fique de fato “ilhado” e seja preciso ir de barco (sem custos extras, do próprio restaurante).

Em Zanzibar também fica a Stone Town, patrimônio da Unesco desde o ano 2000. Stone Town é uma cidade que parou no tempo, com influências árabes, persas, indianas e europeias, com arquitetura datada do Século 19, seu ar medieval, sua arquitetura e o charme de suas portas são apaixonantes. Curiosidade: Você é fã de rock? Em Stone Town fica a casa onde nasceu Freddy Mercury, vocalista da banda Queen!

Para quem escolhe Zanzibar como destino de férias, também têm a opção de fazer vários outros tipos de atividades. É possível nadar com golfinhos, praticar Kite Surf (em certas épocas do ano venta muito), conhecer a floresta dos macacos, o santuário das tartarugas e ainda provar os sabores africanos em um tour especial pelos sabores da Tanzânia, passeio para conhecer os principais temperos utilizados na culinária local, é incrível!



Serengeti National Park - O Serengeti é Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1981. São cerca de 15.000 km² de savana que se desdobra em parques nacionais e concentra grande quantidade de mamíferos e vida selvagem. É nas planícies do Serengeti que acontece um dos espetáculos mais belos da natureza: a grande migração anual. Todos os anos, entre julho e novembro, ocorre a grande migração de Gnus, zebras e antílopes das savanas da Tanzânia para os pastos do Maasai Mara no Quênia, e vice versa, em busca de planícies verdes devido a seca que se alastra. O trajeto é longo, os animais demoram quase 2 meses para percorrer em média 3.000km.

A parte do trajeto de maior comoção é a travessia no Rio Mara, onde eles precisam atravessar esse rio que é profundo e cheio de Crocodilos. Todos os anos muitos animais morrem nesse trajeto. Mesmo sendo algo triste, é a forma de equilibrar o ecossistema, liberando nitrogênio terrestre, fósforo e carbono nos rios. Isso contribui para toda a cadeia alimentar aquática e também para os répteis e aves. Essa é considerada a maior migração de animais na terra, e uma das mais perigosas.


No final de janeiro, início de fevereiro, é a época dos partos dos Gnus (mamífero de grande porte que habita as savanas africanas, também conhecido como boi-cavalo), em torno de 8.000 nascem todos os dias durante o pico dessa época, conhecida como “calving season”! Junto com o enorme número de bebês nascidos, chegam os predadores. Durante essa estação é também a época de maior concentração de leões, hienas e guepardos que ficam patrulhando, esperando o momento certo para caçar.


Se você nunca fez um safári na vida e está pensando sobre onde seria um local ideal, não tenha dúvidas, o Serengeti é um deles! Lá também é possível fazer safari em voos de balão, uma experiência que indicamos.



Cratera de Ngorongoro - Em 1951, foi criado o Parque Nacional do Serengeti que englobou próprio Serengeti e as adjacências da Cratera de Ngorongoro, uma estrutura vulcânica que colapsou há aproximadamente 3 milhões de anos. A cratera de Ngorongoro foi declarada Patrimônio Mundial da humanidade em 1978, é a maior cratera vulcânica intacta do mundo com cerca de 19 km de diâmetro e paredes de 610m de altura. Existem apenas 3 estradas que dão acesso à base da cratera e são rigorosamente controladas. Estima-se que mais de 25.000 grandes mamíferos habitem permanentemente a cratera, de forma que em qualquer época do ano um safári em Ngorongoro é bem-sucedido. Por lá é possível observar todos os Big 5 (elefante, búfalo, leão, rinoceronte e leopardo).



Lake Manyara - O Lago Manyara é raso, salgado e de origem geológica. Fica numa depressão ao lado do Great Rift Valley, uma fenda geológica imensa que atravessa o continente africano. Possui aproximadamente 50 km de comprimento e 16 km de largura. A abundância da vida ao redor do lago é impressionante e isso faz de Lake Manyara uma excelente área para a realização de safaris! A estação seca (julho a outubro) é a melhor época para ver os mamíferos de grande porte, enquanto a estação das chuvas (novembro a junho) é a melhor para observação de pássaros, cachoeiras e canoagem.



Monte Kilimanjaro - A 5.895 metros acima do nível do mar, o Monte Kilimanjaro é a montanha mais alta da África, o que o torna muito popular entre os alpinistas de todo o mundo. A montanha é composta por três picos: Shira, Kibo e Mawenzi, sendo o pico Uhuru, na borda da cratera Kibo, o mais alto. Escalar esta montanha vulcânica dormente não é tarefa fácil e nem uma experiência muito barata, porém, é um turismo bem explorado no país.



Tarangire National Park - O Parque Nacional Tarangire pertence a um eco sistema muito maior e, portanto a vida no parque se transforma ao longo das estações do ano. O Parque é um destino excelente para os entusiastas da vida selvagem - seu rio atrai enormes manadas de elefantes e a paisagem é uma mistura rica e variada de árvores baobá, arbustos de acácia e pântanos de planície. Por volta de junho a outubro é a melhor época para um safári de observação de animais selvagens em Tarangire.



O povo Masai - Os Masai (ou Maasai) são um grupo étnico africano de seminômades, que habitam o sul do Quênia e o norte da Tanzânia. É um povo bastante conhecido por sua aparência e especialmente pelos seus costumes. Quem nunca os viu em algum programa da National Geographic dando pulos altos, trajando seus tradicionais tecidos vermelhos? Ou então, quem já não ouviu as histórias de que os Masai bebem leite misturado ao sangue de vaca? Claro que muitas destas curiosidades fazem parte de tradições antigas que tem se perdido com o tempo, mas os Masai ainda mantém uma série delas. Se você é atraído por conhecer novas culturas, na Tanzânia você terá a oportunidade única de visitar uma autêntica tribo Masai, saber quais são seus costumes e suas crenças!



A Tanzânia realmente é um país incrível, com muitas atrações de beleza natural e cultural. Entre em contato conosco para organizar sua viagem para este super destino!

E-mail: contato@colecaodesouvenirs.com

Whatsapp: 48 996086232





293 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo