top of page

Você já ouviu falar em Rota das Emoções? Venha saber tudo sobre esse incrível destino brasileiro!



Rota das Emoções é um roteiro que conecta três estados do Nordeste brasileiro, Ceará, Piauí e Maranhão e é considerado um dos roteiros turísticos mais bonitos do país. Os 500 quilômetros que atravessam os 3 estados englobam 14 municípios e áreas de proteção ambiental, como o litoral oeste do Ceará; o Delta do Parnaíba, que se estende entre o estado do Piauí e do Maranhão; e também, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

O roteiro é uma mistura incrível de cenários que encantam apresentando um ecossistema diversificado, com praias paradisíacas de mares com águas cristalinas, dunas de areias douradas, fauna e flora únicas, além da sua gastronomia rica, atrativos histórico-culturais considerados patrimônios da humanidade e muita aventura!


É muito difícil dizer tudo o que você tem para fazer na Rota das Emoções, mas há alguns passeios e paradas que precisam estar no seu roteiro! Você não pode perder:


Camocim - É o coração da Rota das Emoções. Camocim é o município da Rota das Emoções com o maior litoral: são cerca de 60 quilômetros de praias estendendo-se quase até Jericoacoara e que possui um verdadeiro tesouro de belezas naturais, incluindo lagoas, dunas, rios e uma diversidade de lindas praias. Um dos emblemáticos atrativos de Camocim é a Tatajuba, cuja vila de pescadores foi reerguida depois da antiga ter sido soterrada pelas dunas. A praia tem uma das mais altas dunas do litoral cearenses e só é possível chegar de barco. Além disso, outros atrativos encantam os turistas e são cartões postais deste município, tais como o Lago Grande e a Lagoa da Torta.



Jericoacoara - É reconhecida internacionalmente como uma das dez mais bonitas do planeta. A partir da Vila de Jericoacoara, é possível realizar diversos passeios para o Parque Nacional de Jericoacoara, e a grande pedida é um passeio de buggy para desfrutar de toda a beleza natural do lugar. Outro ponto imperdível de Jijoca de Jericoacoara é famosa lagoa de água quente e cristalina da região, a Lagoa Paraíso, onde você pode tirar a clássica foto deitado em uma rede dentro d’água, bebendo uma água de coco geladinha. A região também é roteiro obrigatório para os amantes do turismo de aventura e dos esportes ao ar livre. Lá é possível encontrar praias com ondas perfeitas e ventos constantes, próprias para a prática do surf, windsurf, kitesurf, entre outros esportes náuticos. Seguem algumas fotos dos nossos dias por lá.



Passeio pelo Delta do Parnaíba - O terceiro maior delta do mundo (só perde para o Delta do Nilo e do Mekong) e o único em mar aberto das Américas, o Delta do Parnaíba é um dos pontos altos da Rota das Emoções e um desses passeios inesquecíveis. É impossível não se encantar com as paisagens do Delta, que fica bem na divisa entre o Piauí e o Maranhão. São mais de 80 ilhas formadas e uma das paradas do passeio são as dunas formadas pelos ventos nas maiores ilhas do Delta. O Porto dos Tatus é o local de onde partem os barcos que levam você para mergulhar no Delta e conhecer uma das 5 fozes do Rio Parnaíba.



Revoada dos Guarás - Um dos momentos mais emocionantes da Rota das Emoções é a revoada dos Guarás no Delta do Parnaíba. Todos os dias por volta das cinco da tarde, os guarás voam para seu refúgio noturno, eles vêm de várias direções diferentes e vão se juntando em uma revoada linda. Enquanto isso dezenas de barquinhos de turistas observam o fenômeno em silêncio absoluto, curtindo o voar sublime das aves avermelhadas. Falando em vermelho, durante o passeio aprendemos que os guarás nascem pretos e que de tanto comer caranguejos eles adquirem essa coloração avermelhada. O encontro dos guarás com o pôr do sol é apaixonante, é impossível não se emocionar com esse espetáculo lindo!



Passeio pelo Rio Preguiças - O Rio Preguiças nos recebe com um visual maravilhoso e um dos pores do sol mais lindos da viagem. O Passeio pelo Rio Preguiças é feito através de a lancha voadeira e normalmente faz três paradas, no povoado de Vassouras, no Farol Mandacaru, onde é possível subir para ter uma vista panorâmica da região e a praia de Caburé. O passeio de lancha finaliza com um pôr do sol no rio, é surpreendente.



Conhecer os pequenos lençóis - Tão lindos quanto os grandes Lençóis, os Pequenos Lençóis ficam entre os municípios de Tutóia e Paulino Neves. São cheios de altas e pequenas dunas entre 12m até 30m de altura e lagoas de água doce, cujas águas variam entre os tons de verde e azul, ao redor da região mangues, restingas e praias nativas. O bacana dos Pequenos Lençóis é o visual com coqueiros que compões a paisagem com as lagoas e dunas, lindíssimo!

Lençóis Maranhenses - A visita ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é imperdível. É certamente um dos lugares mais incríveis do planeta! São milhares de dunas a beira mar e lagoas de água doce formadas por um lençol freático superficial, atraindo assim turistas de todo o mundo. O “Circuito da Lagoa Azul” é o mais famoso e passa por várias lagoas, dentre elas: a Lagoa Da Preguiça, a Lagoa dos Toyoteiros, a Lagoa Esmeralda e finalmente a Lagoa Azul. Caminhar sobre o maior campo de dunas do Brasil, com direito a banho em lagoas de água cristalina e assistir ao pôr do sol exuberante é uma experiência que se leva para o resto da vida.



Não existe um roteiro ideal para realizar a Rota das Emoções, podendo fazer em no mínimo 6 e no máximo 14 dias (ou mais, claro). Se você não tem muitos dias para esta viagem é possível mesmo assim conhecer um pouco da rota e viver diversas emoções. Vale lembrar que a sua viagem pode começar por São Luís, a capital do Maranhão, ou você também pode dar início à viagem pela Rota das Emoções por Jericoacoara e terminar nos Lençóis Maranhenses. Não há certo ou errado nesse roteiro, porque é uma questão de gosto e de oportunidade! E aí, gostou da Rota das Emoções? Que tal embarcar com a Coleção de Souvenirs para este super destino?


Siga coleção de Souvenirs no instagram https://instagram.com/colecaodesouvenirs?igshid=r1sgux1mmwvf


Nossos contatos: 48 996086232 (whats e fone), e-mail: contato@colecaodesouvenirs.com.


Até mais,


Ariel Canever

173 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page