Os encantos da Turquia


Turquia é o país euro-asiático (transcontinental), que ocupa parte do extremo ocidental da Ásia e do sudeste europeu, é um daqueles destinos de tirar o fôlego, mas que não são tão populares na hora de viajar. Muitas pessoas pensam que Istambul seja a capital da Turquia. Isso acontece pelo fato de Istambul já ter sido a capital do Império Romano do Oriente e do Império Otomano. Mas, desde 1923, após a queda do Império Otomano, a capital da Turquia é Ancara. Porém, Istambul é a principal cidade do país e a única cidade bi continental do mundo, parte dela fica na Ásia e a outra parte, na Europa.


A moeda oficial do país é a Lira Turca que vale menos que o real. Uma ótima vantagem para nós, especialmente nesse momento de alta das moedas mais fortes. De acordo com a guia Ale Turca que participou de uma live conosco sobre o destino, diz que uma refeição no país equivale a metade do valor de uma em São Paulo. Ótimo, heim?


O turco é idioma oficial do país, mas não precisa se preocupar por não saber falar a língua. Felizmente, o inglês é muito bem aceito em diversos locais do país e os turcos são muito simpáticos e se esforçam para se comunicar bem com os turistas. De maioria muçulmana, é o único país islâmico que é laico. A população é chamada às mesquitas cinco vezes por dia, mas não é obrigada a ir ou a fazer orações pois, a constituição turca não obriga ninguém a participar de cerimônias e ritos religiosos.


Desde 2010 a Turkish Airlines passou a voar direto de São Paulo a Istambul, ficando muito mais fácil para nós chegarmos até a Turquia. Quem conhece o país volta apaixonado e isso é fácil de entender. Antes de mais nada, o povo é afetuoso e receptivo. Além disso, eles têm uma das metrópoles mais interessantes do mundo, que é Istambul. Possui castelos construídos durante o Império Bizantino e Otomano, mesquitas que são verdadeiras obras de arte, praias belíssimas à beira do Mediterrâneo e mar Egeu, formações geológicas milenares, Patrimônios Mundiais da Humanidade, uma culinária deliciosa, um legado cultural de quem já foi o umbigo do mundo com uma história que começa antes de Cristo e uma das paisagens mais exóticas e desconcertantes do globo, a Capadócia.



ISTAMBUL


Uma cidade, dois continentes. Istambul é a maior cidade da Turquia, um daqueles lugares nos quais a gente vai para ver de perto a história. Situada na passagem entre dois mundos, foi cenário de muitas disputas políticas, de mescla cultural e desenvolvimento comercial. Dois mil e setecentos anos de história, com mais de treze milhões de habitantes. Uma cidade que existe desde 667 a. C. e já esteve sob domínios grego, romano e otomano.

Tradicional, moderna, intensa, caótica e vibrante, Istambul é o principal destino da Turquia e há vários motivos para isso. Cheia de história, arte e cultura, a cidade mescla um ar antigo e conservador e uma atmosfera jovem e atual, com bairros super boêmios e descolados. Com toda certeza Istambul é um lugar especial, desses que conquistam a gente à primeira vista.

A cidade é daqueles lugares em que dá vontade de ficar durante muitos dias. Mas, como a maioria dos viajantes não tem esse tempo todo para uma só cidade, selecionamos alguns programas imperdíveis nesta incrível metrópole:

Visita à Hagia Sofia - A Hagia Sofia, ou Basílica de Santa Sofia, é uma das principais construções de Istambul. Fica bem na praça Sultanahmet, de frente para a Mesquita Azul. Construída pelo Imperador Justiniano, no ano de 537, foi a maior catedral do mundo por nada mais, nada menos que um milênio.


Mesquita Azul - A Mesquista Azul não está ali, em frente à Hagia Sofia, por mero acaso do destino. Foi obra do jovem Sultão Ahmet, que, com apenas 19 anos, cismou de construir um local de orações que competisse com a basílica. A mesquita azul é a mais importante da cidade e muito procurada por muçulmanos. É a única na cidade com seis minaretes (torres de onde se ouve o Adhan, citação do Alcorão cantado em alto falante, uma espécie de “chamada” para oração). A mesquita é enorme e é possível visitar a parte interna, além do pátio.


Grande Bazar de Istambul - O Grand Bazaar ou Kapali Çarsi, criado no século 15, e por muitos séculos foi o mais importante centro comercial do Mediterrâneo. Nele você encontra os mais variados produtos turcos que você possa imaginar: tapetes, joias, souvenires, doces, tecidos diversos, narguilés, roupas, luminárias de mosaicos coloridos, bolsas, artesanatos, cerâmicas, lenços, peças de cobre e metal, artesanato em pedras típicas da região, jogos de tabuleiro, antiguidades e muita coisa interessante relacionada à cultura do país. Além dessa infinidade de opções para encher a sacola, o mercado também tem cafés, restaurantes, mesquitas e lojas de câmbio.


Mercado de Especiarias - Outra feira imperdível da cidade é o Mercado de Especiarias ou Mercado Egípcio. Ele fica a poucos minutos do Grand Bazaar caminhando. Seus dois grandes corredores com aspecto organizado e lojas padronizadas oferecem uma infinidade de temperos típicos e bem diferentes dos que encontramos no Brasil, além de milhares de frutas secas, doces e chás.


Canal de Bósforo - Istambul é a única cidade dividida entre dois continentes, e o Bósforo é a linha que separa esses dois mundos. Uma dica legal é fazer um passeio de barco pelo canal, você não só está metaforicamente em dois lugares ao mesmo tempo, como também vivenciando uma importante travessia na história da cidade, que se desenvolveu como um ponto de passagem e influência tanto da Europa quanto da Ásia e Oriente Médio.


Torre de Gálata - Um dos pontos históricos de Istambul e um dos cartões postais da cidade. Foi construída para defesa, mas acabou sendo usada também como observatório astronômico e prisão de “inimigos” em tempos de guerra. A vista lá de cima é uma das melhores – dá para ver tanto o lado europeu quanto o lado asiático da cidade.


Palácio Topkapi - Construído entre 1460 e 1478. Era sede do Império Otomano e residência do Sultão e de suas famílias (sim, eles realmente tinham muitas mulheres e todas moravam no mesmo lugar, o harém). Hoje, é um dos maiores palácios-museus do mundo, com um acervo de mais de 300 mil documentos otomanos, além de tapetes, cristais, pratarias, cerâmicas, joias, entre outros.


Vale colocar no check list da cidade outros pontos turísticos super interessantes: a Mesquita Suleymaniye, o incrível Palácio Dolmabahçe (é o maior palácio da Turquia), a Praça Taksim, considerada o coração da parte moderna de Istambul, a Cisterna da Basílica (local subterrâneo onde se armazenava água durante os impérios bizantino e romano), o Hipódromo (principal praça do centro histórico) e muito mais!


CAPADÓCIA


A Capadócia fica na Anatólia Central, bem no meio do país, a uns 700 quilômetros de Istambul. A área da Capadócia, que não se encontra no mapa da Turquia, já que não corresponde a qualquer demarcação política, ocupa um triângulo de 20km, composto por Nevşehir, Avanos, Mustafapaşa e Ürgüp, neste último onde se encontram os mais famosos sítios históricos (ao contrário do que muitos pensam, a Capadócia não é uma cidade, mas uma região cheia de pequenas cidades e vilarejos).

A Capadócia atrai turistas que desejam conhecer o exotismo e peculiaridade da região, e realmente é de tirar o fôlego de qualquer viajante. A região foi moldada durante séculos por erupções vulcânicas, que deram origem a formações rochosas e cidades subterrâneas, como Derinkuyu, com impressionantes oito metros de profundidade. A principal atração da região são os voos de balão. Afinal, é o local perfeito para isso: os vales verdes e formações rochosas só podem ser perfeitamente contemplados quando vistos de cima. A sensação é de tranquilidade, paz e conforto. A bordo de um balão é a forma mais emocionante de apreciar as chaminés de fada da Capadócia. As formações rochosas resultado de lavas vulcânicas e ação dos ventos pontuam a paisagem do centro do país, e na antiguidade serviam até de moradia. Hoje as torres abrigam museus, antigas moradias de cristãos e até hotéis de luxo. Apreciar toda a vista ao amanhecer em um céu colorido por cerca de 200 balões de ar quente é uma das experiências mais incríveis para se viver na Turquia.


Um hotel incrível incrível na Capadócia é o Museum Hotel, sendo o único membro do Relais & Chateaux na Turquia! O nome é museu, pois pelas áreas do hotel há diversas obras de artes de aquisição do próprio dono. O hotel tem essa vista fantástica para o vale, possui uma piscina que além de linda é aquecida e todos os quartos são em cavernas típicas todo de pedra!


E agora vamos para o Litoral!!!


ANTÁLIA


Rica e com um ar marítimo, Antália é uma cidade bem turística. Localizada na costa sul da Turquia e banhada pelo mar Mediterrâneo, é a porta de entrada para a famosa e estonteante Riviera Turca. Com uma ótima estrutura hoteleira e turística, é um local muito procurado por conta de suas praias com areia branquinha e águas cristalinas de coloração azul turquesa que, cercadas por montanhas, entregam ao visitante um perfeito cenário cenográfico.

A cidade também oferece 300 dias de sol por ano e destaca-se, além das praias, também pelo turismo de aventura devido ao parque Nacional Köprülü Canyon, com cachoeiras, florestas, desfiladeiros, rios e um cânion de 400 metros de profundidade.


BODRUM


É uma animada cidade costeira localizada entre os mares Egeu e Mediterrâneo. Com ares de sofisticação e luxo o cenário é obviamente deslumbrante, e devido à belas praias de água esmeralda e charmosos restaurantes, a cidade atrai personalidades, artistas e as classes mais altas de Istambul, tornando-se a mistura perfeita entre a badalação e cenários naturais dignos de cinema. Bodrum também reserva diversas atrações para quem aprecia passeios culturais, já que é o berço de Heródoto, um dos maiores historiadores da antiguidade. Com intensa vida noturna, belas praias e hotéis de qualidade, esta é uma das cidades turcas mais populares como destino de férias.


FETHIYE


É uma das principais cidades do litoral da Turquia. A cidade não chega a ser um interessante destino turístico, mas é a base de quem vai para a paradisíaca Oludeniz. Fethiye também possui um dos principais portos de onde saem passeios de barco e cruzeiros de gulets pela Riviera Turca.

Oludeniz é considerada um dos melhores lugares do mundo para realização de voos de Paragliser e onde fica a famosa lagoa azul.

Outro passeio interessante, localizado na baia de Fethiye, é o conjunto de 12 ilhas. Sendo feitos passeios de barco que duram o dia todo, visitando as ilhas e fazendo uma média de 6 paradas.


ALAÇATI


Banhada pelo mar Egeu, a vila de Alaçati é famosa por sua arquitetura grega, vinhedos, moinhos de ventos e mar calmo com águas cristalinas, onde é possível a prática do wind e kitesurfe – isso graças ao vento favorável. Apesar de ser pouco conhecida, a vila transmite uma delicadeza e charme impressionante em suas ruas de paralelepípedos, construções antigas de pedra, algumas delas pintadas em charmosos tons de branco e azul, parece uma tela pintada à mão. Alaçati é perfeita para todo o tipo de visitante, desde as famílias com crianças e adolescentes, passando por casais que querem curtir um clima de romance, ou até para turmas de amigos e aventureiros.


PAMUKKALE


A Turquia é cheia de paisagens que lembram cenários de contos de fadas. É o caso de Pamukkale, que significa “Castelo de Algodão” e está localizada a cerca de 600 quilômetros de Istambul. O nome faz jus ao cenário todo branco que parece, a princípio, coberto por neve, porém, a atmosfera com visual de contos de fada, na verdade, é consequência da formação calcária em formato de degraus que dá uma aparência surreal às montanhas. Declarada como Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1988, esta verdadeira maravilha natural possui cerca de 2700 metros de comprimento por 160 de largura. Muitos viajantes procuram a cidade para conhecer as formações curiosas e se valer das propriedades medicinais das águas termais que escorrem suavemente do topo das colinas. Muito perto de Pamukkale, é possível visitar também a Antique Pool, conhecida como Piscina Sagrada ou Piscina de Cleópatra. Dizem que a piscina foi construída a pedido da rainha egípcia, mas ninguém sabe ao certo se é verdade. A terma possui temperaturas de aproximadamente 35 graus, onde é possível nadar com lindas palmeiras e colunas de mármore ao fundo da piscina.


ÉFESOS


Éfeso (Ephesus em Turco) foi inicialmente uma cidade grega antiga construída no século X a.C. e uma das doze cidades da Liga Jônica. Mas Éfeso foi florescer mesmo sob o domínio Romano, chegando a ser a segunda maior cidade do Império e do mundo, atrás somente de Roma! A cidade também era um importante centro comercial devido a sua localização estratégica.

Hoje, Éfeso é considerado um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e ostenta as ruínas mais bem preservadas da Europa. Suas principais atrações são o templo de Artemis (uma das sete maravilhas do mundo antigo), a biblioteca de Celso e um um grande e belo anfiteatro.


A cidade também tem uma grande importância para o Cristianismo, pois foi o principal ponto de expansão da fé religiosa na região e é onde foi fundada a primeira Igreja dedicada a Maria. No Monte Koressos, é possível visitar o local onde os cristãos acreditam que foi a residência onde Maria viveu após a crucificação de Jesus, ficando lá até sua morte. Além de uma pequena capela, há um muro para postar bilhetes com pedidos para a Santa.


BURSA


Bursa é a quarta maior cidade da Turquia. É surpreendentemente bonita, autenticamente turca, historicamente representativa. A cidade faz parte de um Patrimônio Mundial da UNESCO, tem uma longa história que pode ser explorada em praticamente todos os sentidos. Mas essa cidade também é conhecida pela sua estação de esqui, isso mesmo, é um local ideal para esquiar na Turquia. A montanha Uludağ é uma das montanhas mais altas da Turquia e também um vulcão extinto, o que a torna o mais interessante resort de desportos de inverno e destino para caminhadas!


Ah, e pra finalizar, que tal um banho turco?


E aí, me conta! Se encantou pela Turquia?


A Turquia é mais um dos destinos que está aberto para nós brasileiros e sem nenhuma restrição de entrada!


Você nos segue no instagram (@colecaodesouvenirs)? No nosso IGTV está salvo a live que fizemos com a @aleturca, brasileira que é concierge no destino! Conversamos sobre os atrativos no país, foi uma live bem explicativa e com demonstração de fotos para melhor visualização dos lugares. Se possui interesse no país, vale bastante assistir! Deixarei aqui o link direto:


https://www.instagram.com/tv/CGs0romlT7p/?igshid=z38noqu5sh1f


Nossos contatos: 48 996086232 (whats e fone), e-mail: contato@colecaodesouvenirs.com.


Até mais,


Krystal.

73 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo