A ilha de Mallorca, na Espanha

Na semana passada tivemos clientes, que vivem na Europa, e que foram curtir pequenas férias na Ilha de Mallorca, na Espanha.


Mallorca é uma das chamadas Ilhas Baleares da Espanha. A ilha é enorme (aproximadamente 5 vezes o tamanho de Florianópolis), tem 3.640 km², 80 km de extensão e 550 km de costa. Então é necessário um bom planejamento para aproveitar bem todas as regiões e seus principais atrativos.



Planejamento



Uma das melhores regiões para se hospedar é a da capital, Palma de Mallorca, localizada perto do aeroporto, e que fica sendo um local mais central para quem quer explorar todos os cantos da ilha. Também possui grande oferta de ótimos restaurantes para as noites.


Outra região boa para se hospedar é na costa leste, região onde ficam as praias mais famosas da ilha. Para quem quer acordar e já estar nas melhores praias e com fácil acesso essa escolha é uma boa opção. A capital, de qualquer forma, você pode conhecer tanto na chegada quanto na saída do aeroporto. Só ficará bem afastado da região oeste.


Quem permanece mais tempo na ilha vale muito a pena dividir sua estada em duas bases, assim economiza quilometragem e tempo perdido no trânsito.


Para conhecer a ilha é essencial o aluguel de um carro. Como já falamos, a ilha é grande, as distâncias são longas, os horários de ônibus escassos e nem sempre é fácil achar um táxi ou chamar um uber. Para quem curte conhecer várias praias num dia só, o carro é ainda mais importante para ganhar tempo.

Quando ir

Julho, agosto e início de setembro são os meses mais quentes do ano e também mais cheios e mais caros. Os dias são mais longos, até por volta das 21 horas, e a temperatura da água do mar é também mais agradável.

Final de maio, junho e fim de setembro são meses com temperaturas ainda agradáveis para quem quer curtir praia, mas são períodos bem mais vazios do que na alta estação. A água, nestas épocas, são um pouco mais gelada.

Roteiro em Mallorca

Pelo seu tamanho, é difícil reunir os melhores pontos da ilha e apresentar uma opção de roteiro sem dividir os passeios principais em regiões. Cada uma fica em um ponto diferente da ilha. Em princípio cada região necessita de um dia exclusivo (ou até mais) para que seja bem explorada.


1- Capital Palma de Mallorca: O centro histórico é adorável. A Catedral da cidade é conhecida popularmente como La Seu e é o edifício religioso mais famoso de toda a ilha. A catedral é enorme, uma das maiores do estilo gótico na Europa. O Palácio Real de La Almudaina, localizado em frente à Catedral La Seu, é uma atração imperdível. Ao lado está localizado o Hort del Rei, com inspiração na arquitetura andaluza. Bem pertinho do jardim Hort del Rei, está o Passeig del Born, uma rua emoldurada por árvores do início ao fim. Perca-se por algum tempo pelo centrinho e seus encantos. Há muitos outros pontos interessantíssimos nos arredores.



Passando para as praias, a capital conta com uma orla e praia bem próximas ao centro turístico, porém, com águas não tão turquesas, valendo mais pela localização. Um pouco à frente aparecem as praias vizinhas, de Cala Comtesa e Sés Illetes, já com um mar azul turquesa. Continuando se chega num conjunto de praias muito bonitas em Portals Vells.



2- Região de Santanyi: O sudeste da ilha reúne muitas das melhores praias da ilha. Recomendamos que você dedique algum tempo para explorar o município de Santanyí, cujo litoral tem apenas 35km de extensão. Nessa região há praias praticamente intocadas, com características exuberantes e águas de cores lindas.

As praias imperdíveis são: Cala des Moro e S’Almunia, Cala Llombards, além de Mongragó, S’Amarador e Caló des Burgit.



É também nesta região que saem os passeios para a ilha de Cabrera, na Colònia de Sant Jordi. No máximo duzentas pessoas podem visitar a ilha por dia, então quem quer realmente conhecer o local é recomendável reservar com antecedência, principalmente se for na alta temporada. Há alguns tipos de passeios, você pode apenas dar uma volta de barco ao redor da ilha com parada para mergulho e visita a caverna azul ou acrescentar ao tour a descida na ilha ou ir direto para a ilha sem paradas.



3- Região de Capdepera: No nordeste da ilha se encontra as Cuevas del Drach, quatro cavernas com grutas de 25m de profundidade que se formaram graças à água que é forçada pela entrada do Mar Mediterrâneo. São um dos principais pontos turísticos de Mallorca, sendo possível passar de barco pelas grutas.

O ticket pode ser comprado antecipadamente pelo site oficial.



Há também mais praias nesta região, como: Mesquida, Millor, Moreia e as da Cala Ratjada (é daqui que partem as balsas para a vizinha Menorca).

4- Região de Pollença: No norte da ilha, bem na ponta, fica o farol Cap de Formentor. Esta é uma área de penhascos e escarpas, de enseadas com pequenas praias, miradouros e uma estrada estonteante que percorre toda esta península até o farol.



As praias da península são as da Cala Sant Vicenç, composta por 3 praias: Bóquer, Figuera e Mollins, e a cala Murta e platja de Formentor.


Um pouco abaixo está a cidade de Pollença, com o porto e praia de mesmo nome. Depois localiza-se o vilarejo medieval de Alcúdia, com muralhas antigas, e na sequência a extensa platja de Muro.

Alcúdia


5-Região de Sóller: Por último, e não menos importante, a Costa Oeste, com várias cidadezinhas históricas, dentre elas Valdemossa, Déia e Fornalutx.


Valdemossa é um vilarejo lindo no caminho das praias, todo de pedra, que vale uma visita. Foi aqui que nasceu Santa Catalina, por isso, na frente da maioria das casas tem uma plaquinha de cerâmica com a imagem dela.



Fornalutx é uma típica aldeia, muito pequena e charmosa, ao ponto de, em vários escritos, ser apontada como a mais bela aldeia de Mallorca.


Ali também fica a Serra da Tramuntana, que é Patrimônio Histórico da Unesco. Seu principal trecho vai de Sollér a Sa Calobra. Faltando 12 km para chegar em Sa Calobra a estrada vai serpenteando pelas encostas da Serra, trazendo vistas deslumbrante. As curvas em estilo cotovelo, consecutivas, chegando até 270 graus, conferem-lhe um toque especial.



Chegando em Sa Calobra atravessa-se um pequeno túnel. Do outro lado, fica a foz do rio (seco) Torrent de Pareis. Uma praia bem pequena, protegida pela montanha, com água turquesa e cristalina, transformando o lugar num cenário decididamente cenográfico. É um lugar paradisíaco, principalmente nas primeiras horas da manhã, antes dos ônibus turísticos chegarem.

Quem não quiser passar pela serra, há saídas de barcos do porto de Sóller com destino a essa praia.



Por fim, nesta região, no município de Déia (também uma graça), está o mirante Sa Foradada com uma vista incrível. O atrativo do local é o pôr do sol com vista para a pedra que tem um furo no meio e o azul turquesa do Mar Mediterrâneo. O mirante fica no alto e no local existe o restaurante Na Foradada, com um bar e uma espécie de lounge. O restaurante é simples, mas com seu charme, principalmente em torno da vista do local.



Na ilha também há vários beach clubs e clubes noturnos.

Conclusão

As praias de Mallorca são de variados formatos e características. Tem praias de areias, tem praias só de pedras, tem pequenas enseadas que são conhecidas como calas, tem as mais extensas e aquelas escondidas e bem pequenas. Há praias com infra-estruturas e outras sem nenhuma. Há outras onde é preciso fazer trilhas para se chegar até elas. Umas são mais cristalinas do que as outras e também há variação na tonalidade da água.


Neste post fizemos apenas um resumo de tudo, mas no nosso roteiro personalizado detalhamos como é cada praia, para assim o cliente conseguir definir qual vai querer conhecer. Também indicamos diversos restaurantes, trazendo muito mais informações e detalhamento de tudo.


Fazemos as reservas necessárias, tanto de passeios, restaurantes, quanto do aluguel do carro, hospedagens e voos. Uma assessoria completa que engloba toda a organização e programação diária na ilha, e tudo baseado no gosto, estilo e orçamento do nosso cliente.



Quando quiser conhecer a ilha, não deixe de nos procurar!


Beijinhos, Krystal.

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo